Não dizem por aí que a prática leva à perfeição? A gente concorda. Por isso criamos estes grupos. O Clube de Escritores funciona como uma espécie de academia, só que de escrita ao invés de exercícios físicos. Os grupos são limitados a 10 participantes.
Nosso objetivo é, além de promover a escrita criativa, também – e principalmente – criar, em cada um, o hábito de escrever com frequência. Tudo isso num ambiente estimulante e, ao mesmo tempo, aconchegante. Hábitos não são nada fáceis de se adquirir, então decidimos dar uma ajudinha.
A cada semana ou a cada quinze dias sugerimos um tema comum ao grupo, e após a entrega dos desafios, os participantes são encorajados a dar – e receber – feedback dos colegas sobre cada produção. Nesse espaço, a troca e o intercâmbio entre os participantes é constante. Ao formamos um grupo, desconstruímos também o mito da escrita ser um ato solitário. Além disso, acreditamos piamente que a troca enriquece não só o texto, mas também, e principalmente, as pessoas e as ideias.
Tanto em nossas oficinas quanto no Clube os participantes contam não só com a orientação do Terapia da Palavra, mas com o apoio e o olhar crítico também dos colegas. Essa troca visa ajudar a identificar em que partes o texto ficou confuso, onde pode ser melhorado. É nesse ambiente também que o escritor pode testar suas melhores habilidades, descobrir sua voz. Aqui, o aperfeiçoamento acontece de uma forma leve e descontraída, mas também sólida e constante. Resumindo, é uma forma prazerosa de aprender a escrever melhor, ter leitores atentos e interagir com pessoas que também amam as palavras.
*Caso você já tenha um grupo de pessoas interessadas, entre em contato com a gente! Teremos prazer em montar um projeto especial para você!
“Aprender a escrever requer prática. É como correr: quanto mais treinamos, melhor o nosso desempenho. Em certos dias, estamos sem vontade de correr e cada passo é uma luta. Na metade do caminho, estamos adorando. No final, não queremos parar. E, quando paramos, não vemos a hora de começar de novo.”
Natalie Goldberg, em Escrevendo Com a Alma
Um grupo tem tudo para dar muito errado ou muito certo. Aqui está reunida a produção de um grupo que se encaixou no segundo caso. É o resultado da troca entre gente muito boa – e que produziu textos maravilhosos – ao redor desse mundão todo (de Orlândia-SP à Rússia, passando por Belo Horizonte e pelo maravilhoso Rio de Janeiro). São textos dos membros do Clube de Autores do Terapia da Palavra, que, juntos e misturados, escreveram insistente e lindamente, durante seis meses em 2021, no segundo semestre do segundo ano da pandemia pela qual ninguém esperava. Na Amazon, aqui.
Conheça todos os nossos
alunos já publicados!