Aurora Bernárdez, viúva e herdeira do escritor argentino Julio Cortázar, doou, em 1993 à Fundación Juan March a biblioteca pessoal do escritor: mais de quatro mil volumes, encontrados em sua residência na rue Martel, em Paris, onde viveu seus últimos anos: livros de arte, antigas edições de clássicos, livros de poesia em inglês e francês, dicionários, e também edições de suas próprias obras no original e em diferentes traduções.

Os livros de Cortázar é uma exposição reunida e comentada por Jesús Marchamalo que reúne uma seleção dos livros de Julio Cortázar, e que nos diz muito sobre sua personalidade, gostos, inclinações, afinidades e amizades literárias. Trilhar pelas escolhas e anotações do escritor, as dedicatorias, notas cariñosas e os marcadores de página abandonados entre as folhas de um livro é uma viagem, apenas aparentemente, pequena, mas revela muito do que ainda deixou por dizer essa personalidade das letras universais.

Dá pra navegar um pouco pela coleção por aqui.

Outros textos que talvez você goste

Uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna

Uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna

O Terapia da Palavra estava ainda tomando forma no campo das ideias quando me deparei com um livro chamado Como se Faz Literatura, de Affonso Romano de Sant’Anna. Naquela época, início dos anos 2000, comprar livros com pequenas tiragens não era tão simples como hoje....

ler mais

Conheça nossos livros!

Como Escrever um Diário

O diário não é só um repositório de memórias — é um espaço de escuta, de elaboração, de conexão com quem você é.
Se você sempre quis começar a escrever, mas não sabia por onde, este eBook é um convite direto, leve e possível.

Ponto, Vírgula & Coração

Pontuar é escolher o ritmo da alma

Este guia literário vai muito além das regras gramaticais.
Aqui, a pontuação vira gesto, intenção e respiração do texto.
Para quem quer escrever com mais clareza — e também com mais coração.

Quer tirar alguma dúvida?
WhatsApp